Meditação & Mindfulness
"TODO O PENSAMENTO QUE PRODUZ, TUDO O QUE DIZ, QUALQUER ACÇÃO QUE FAÇA, CARREGA A SUA PRÓPRIA ASSINATURA."
 Thich Nhat Hanh 
 
Curso MBSR - 8 Semanas Mindfulness

Fazendo o Curso MBSR, a AIE trabalhará consigo para aumentar o seu 

conforto, ter melhor saúde, diminuindo a ansiedade e stress, melhor capacidade de estar no aqui e agora e em lidar com os seus pensamentos e emoções.

Este programa de 8 semanas tem como objectivo desenvolver a sua capacidade de abraçar a realidade do dia-a-dia, dos acontecimentos e vivências diárias, aumentando a sua consciência e a sua atenção plena, abrindo espaço para o aparecimento de mudanças e transformações que acabam por surgir por si próprias.

Este curso desenvolvido por Jon Kabat-Zinn, na Universidade de Medicina de Massachusetts, é um dos programas mais reconhecido a nível mundial, com inúmeros estudos científicos que comprovam a sua eficácia e benefícios na redução do stress e ansiedade e é recomendado pelo National Institute of Health and Clinical Excellence, do Reino Unido.

Na AIE, fazemos este curso presencial e online ao vivo. Muitos participantes

do MBSR online ao vivo, ficam surpreendidos com a profundidade da prática, o sentido de ligação e a facilidade de aprendizagem durante o curso, continuando, muitas vezes, o seu envolvimento com mindfulness de várias maneiras.

Quando realizamos este curso em formato presencial                                        terá todas as semanas uma sessão de 2h00m e ao regressar a casa

praticará as tarefas de casa durante a semana. Antes de cada sessão receberá por email o material de apoio, manual de práticas de casa e áudio mp3 para apoiá-lo na sua prática pessoal diária.

Quando realizamos este curso em formato presencial                                               terá todas as semanas uma sessão de 2h00m e ao regressar a casa praticará as tarefas de casa durante a semana. Antes de cada sessão receberá por email o material de apoio, manual de práticas de casa e áudio mp3 para apoiá-lo na sua prática pessoal diária.

 

No formato de aprendizagem online ao vivo, tem a opção de fazer o curso dentro de um pequeno grupo ou, se preferir, também pode reservar um curso particular de 1:1 (sessões de 1 hora) ou 1:2 (sessões de 1h30m) fazendo-o com um amigo. Em ambos os casos, entregamos o conteúdo de maneira semelhante ao formato presencial, e as atribuições da prática domiciliar são exactamente as mesmas. Devido à natureza pessoal das sessões de 1:1 e 1:2, a duração é menor.

Como a maioria das coisas na vida, mantemos na nossa vida o que colocamos em prática, daí a prática de casa ser uma grande parte deste curso, onde precisa 

comprometer-se consigo mesmo a fazer as práticas, seis de sete dias por semana, durante o curso. Isto inclui:

  • Ouvir e praticar o uso das gravações mp3 fornecidas,

  • Ler o manual de exercícios,

  • Fazer anotações da sua experiência directa,

  • Incluir algumas práticas informais de mindfulness na sua vida diária.

Ligue para nós agora para saber mais,

 

Comece agora mesmo sabendo como está o seu estado de Mindfulness. 

Descubra qual é o seu nível de consciência.

 

Faça já a sua Auto-Avaliação de Mindfulness baseada numa escala de consciência desenvolvida por pesquisadores da Universidade La Salle e da Universidade Drexel. Peça já o Teste!

 

Treino Mindfulness - 4 Semanas
 

O treino de Mindfulness é baseado no curso MBSR (Mindfulness Baseado na Redução do Stress) de 8 semanas de Jon Kabat-Zinn, um dos programas de Mindfulness mais reconhecidos internacionalmente.

Com este treino vai aprender um conjunto de práticas de Mindfulness que pode utilizar no seu dia-a-dia, que o vão ajudar a saber gerir e a aliviar o seu stress, a estar mais focado no momento presente, a lidar com pensamentos repetitivos e desgastantes e a ser mais resiliente emocionalmente.

 

A duração do treino é de 4 semanas e inclui, por sessão, material de apoio composto por um manual de práticas de casa e áudio mp3 de prática guiada. O treino contempla, para além das sessões, uma prática pessoal diária conforme a disponibilidade de cada um.


Programa do Treino:

Sessão 1: Explorar o que é Mindfulness - Sair do piloto automático e ir ao encontro dos nossos sentidos

Sessão 2: Trazer consciência aos nossos padrões de reacção ao stress

Sessão 3: Mindfulness dos Pensamentos – Onde quer que eu vá, estou lá.

Sessão 4: Mindfulness das Emoções – Construir Resiliência.

 As sessões são realizadas semanalmente e têm a duração de 2h00m. O material de suporte a cada sessão, manual de práticas de casa e áudio mp3, é enviado um dia antes da realização da sessão (excepto na primeira sessão).

Ligue para nós agora para saber mais,

 

Descubra qual é o seu nível de consciência. Faça já a sua Auto-Avaliação de Mindfulness baseada numa escala de consciência desenvolvida por pesquisadores da Universidade La Salle e da Universidade Drexel. Peça já o Teste!

Sobre Mindfulness
O QUE É MINDFULNESS

Uma prática Intencional

Quando cultiva Mindfulness significa "parar" e "ser", capturando uma importante habilidade para a vida: ser capaz de se afastar da actividade habitual e da tagarelice implacável da mente. Isso oferece maior espaço e clareza para fazer escolhas que suportem o bem-estar de várias maneiras.

Um treino na Atenção

Tem o focus directamente na experiência do momento presente. Na nossa respiração, outras sensações físicas, pensamentos, emoções ou até mesmo actividades quotidianas como caminhar e comer. Esta consciência significa que podemos responder com maior habilidade a qualquer coisa que o momento presente nos proponha.

É não Julgamental

Permite ver as coisas como elas são no momento presente, permitindo que sejam como são sem julgar e avaliar. 

Estar mais consciente do que realmente está a acontecer, em vez de se preocupar com o que aconteceu ou poderia acontecer.

Baseado na Evidência

Estudos de imagens cerebrais mostram que Mildfulness altera de forma confiável e profunda a estrutura e função do cérebro melhorando a resiliência, comportamentos emocionais,

padrões de pensamento e consequentemente o relacionamento como os outros.

 
O QUE NÃO É MINDFULNESS

Exercícios de Respiração ou Yoga

A respiração desempenha um papel útil em Mindfulness,  está sempre disponível como objecto de atenção, assim como o resto do seu corpo, a comida que come ou a pessoa que está a ouvir. Da mesma forma, embora aprenda a estar mais atento ao movimento, não há necessidade de fazer exercícios de equilíbrio ou ter super flexibilidade.

Religioso ou Espiritual

Embora Mindfulness seja praticada por Budistas há mais de 2.500 anos, qualquer actividade com o propósito de incrementar a experiência da consciência do momento-a-momento é um exercício de Mindfulness. A Base de Mindfulness para Redução do Stress é uma prática secular que pesquisas científicas consideram como uma base de tratamento em psicoterapia.

Esvaziar a Mente

Algumas pessoas pensam que Mindfulness é esvaziar a mente de alguma forma. Os pensamentos sempre vêm e vão e Mandfulness ajuda a relacionar-se com os pensamentos de maneira diferente e a trabalhar com eles de maneira mais habilidosa.

Tentar Descansar

O propósito de Mindfulness não é relaxar, é cultivar a habilidade de perceber o que acontece na mente e no corpo, por mais que seja: quando há desconforto, raiva ou stress tanto quanto felicidade, alegria ou facilidade. Ao perceber estas coisas quando elas acontecem, cria a liberdade de escolher sua resposta.

 
 
COMPROVAÇÃO CIENTIFICA

Há 40 anos atrás não havia artigos científicos sobre meditação, hoje há mais de 6.000 sobre meditação. Dois cientistas, Daniel Goleman, publicou sobre Inteligência Emocional e Liderança, e Richard Davidson, fundador do Centro de Mentes Saudáveis na Universidade Wisconsin-Madison, analisaram os artigos e encontraram 60 artigos muito bons onde dizem que Mindfulness realmente funciona e falam sobre se Mindfulness realmente funciona.

 

Para além de estar em toda a parte, no mundo dos negócios e em escolas, há que perguntar se Mindfulness realmente ajuda, e se sim, que diferença faz?

 

Um estudo feito pelo departamento de psicologia de Harvad revelou que em 47% do tempo, um adulto não presta atenção ao que está a fazer. O estudo baseou-se num método muito simples, ligar às pessoas, em momentos ao acaso, fazendo-lhe duas perguntas: o que está a fazer agora? No que está a pensar agora? Se as respostas não coincidiam é porque a mente estava a vaguear.

Os dados mostram que em oito semanas de treino de Mindfulness, com sessões de 1/2 horas por semana e poucos minutos de meditação todos os dias é realmente suficiente para produzir mudanças na mente que vagueia, tornando-nos mais concentrados, os nossos parâmetros de atenção começam a mudar, ficamos mais capazes de nos concentrar, mais especificamente no que escolhemos fazer. Os resultados apresentaram as seguintes descobertas:

  • a mente vagueia menos;

  • fortalece a habilidade do córtex pré-frontal dizer não para aqueles que são emocionalmente impulsivos e ajuda-nos a manter a nossa atenção naquilo que para nós é importante;

  • aumenta a capacidade para focar a atenção e a concentrar selectivamente no que escolhemos concentrar-nos.

  • T .R. A., Schuyler, B. S., Mumford, J. A., Rosenkranz, M. A., Lutz, A., & Davidson, R. J. (2018). Impacto do treino de meditação mindfulness de curto e longo prazo na reactividade da amígdala a estímulos emocionais. NeuroImage, 181, 301-13.

  • T .Mascaro, J. S., Rilling, J. K., Negi, L. T., & Raison, C. L. (2013). Função cerebral pré-existente prevê a prática subsequente de mindfulness e
    meditação da compaixão. Neuroimage, 69, 35-42. doi:10.1016/j.neuroimage.2012.12.021

  • Duncan, L. G., Coatsworth, J. D., & Greenberg, M. T. (2009). Estudo piloto para avaliar a aceitabilidade de umindfulness - Intervenção Preventiva
    Focada na Família. The Journal of Primary Prevention, 30(5), 605-618. 

  • Duncan, L. G., & Bardacke, N. (2010). Educação baseada em Mindfulness na Natalidade e Parentalidade: Promovendo Mindfulness da família durante o período perinatal. Journal of Child and Family Studies, 19(2), 190-202.

  • Coatsworth, J. D., Duncan, L. G., Greenberg, M. T., & Nix, R. L. (2010). Mudando Mindfulness dos Pais, Habilidades de Gestão Infantil e qualidade
    da relação com seus Jovens: Resultados de um estudo piloto aleatório de intervenção.
     Journal of Child and Family Studies, 19(2), 203-217. 0-202.

  • Bränström, R., Duncan, L. G., & Moskowitz, J. T. (2011). A associação entre mindfulness, bem-estar psicológico e saúde percebida numa amostra da população sueca. British Journal of Health Psychology, 16(2), 300-316. 

Contacto

Casais da Asseiceira - Achete

2000-327
Santarém - Portugal

Tlm:

Email:

Newsletter

Para subscrever a nossa Newsletter indique no campo:

  • "Assunto" - Newsletter; e

  • "Mensagem" - Quero subscrever a vossa newsletter.

Consulte a nossa política de privacidade

© 2016 by Light Bulb