O Estado do Coração 2018

O que está a acontecer com a Inteligência Emocional (QE) no mundo?

O que é o Estado do Coração?

 

O Estado do Coração é um relatório anual, elaborado pela Six Seconds, comunidade global sem fins lucrativos, comprometida com o crescimento da Inteligência Emocional (QE), que rastreia o estado evolutivo da Inteligência Emocional e o bem-estar global desde 2011.

Esta análise explora o conjunto de dados de Inteligência Emocional mais completo do mundo, usando uma amostragem aleatória de mais de 200.000 pessoas em 160 países e territórios. Os dados resultam da avaliação SEI da Six Seconds.

A Six Seconds acompanha as tendências globais em Inteligência Emocional há mais de uma década, e o Estado do Coração é a pesquisa mais extensa do mundo sobre os pontos fortes, desafios e oportunidades da Inteligência Emocional. As descobertas de 2018 revelam percepções poderosas sobre as capacidades de mudança para um futuro melhor.

Por que é importante a Inteligência Emocional?

A Inteligência Emocional é uma habilidade essencial para navegar nas complexidades do mundo hoje. É um dos principais indicadores de eficácia, relacionamentos, bem-estar e qualidade de vida. Estes são os motivos pelos quais o Fórum Económico Mundial identifica a Inteligência Emocional como uma das habilidades essenciais para o futuro.

Principais Revelações

Valores Decrescentes de 2011 a 2017

 

Infelizmente, no mundo, a Inteligência Emocional tem estado em declínio desde 2011, mas os níveis parecem tender a estabilizar-se nos dias de hoje.

Neste relatório há más notícias. Desde 2011, a Inteligência Emocional diminuiu quase 5%. Cinco das oito competências apresentam valores decrescentes. A competência emocional “Navegar nas Emoções*” que indica a capacidade para aproveitar e usar as emoções de maneira produtiva, caiu mais de 9%. A questão é que os declínios registados tornam mais difícil para as pessoas lidarem com as complexidades da vida actual. Este declínio faz sentido num contexto de níveis crescentes de stress, aumento da volatilidade emocional e diminuição da resiliência.

E também há boas notícias. No ano passado, após cinco anos de valores decrescentes constantes, as pontuações gerais de QE não diminuíram. Na verdade, de 2016 para 2017 as pontuações em quatro das oito competências de QE aumentaram, em contrapartida de 2011 a 2017 

verifica-se que apenas uma das competências emocionais "Pensamento Consequencial*" (avaliar os custos e os benefícios das escolhas) aumentou e outra, "Reconhecer Padrões*(identificar reacções comportamentais recorrentes) manteve-se praticamente constante.

Desde a publicação do primeiro estudo sobre o Estado do Coração em 2011, observa-se um declínio significativo e generalizado na Inteligência Emocional, onde as maiores descidas estão em:

  • Navegar nas Emoções* (aproveitar e utilizar as emoções de maneira produtiva)

  • Aumentar a Empatia* (construir ligação emocional entre as pessoas)

  • Perseguir Metas Nobres* (colocar o propósito em acção)

De 2016 a 2017 - Ponto de Mudança

 

De 2016 a 2017, o QE geral não diminuiu significativamente. Embora quatro competências continuem a cair, sendo a que apresenta maior decréscimo é Navegar nas Emoções*” que indica capacidade para aproveitar e usar as emoções de maneira produtiva, quatro aumentaram. Os maiores aumentos verificaram-se em:

  • Reconhecer padrões* (identificar reacções comportamentais recorrentes)

  • Motivação Intrínseca* (construir uma unidade a partir de dentro)

Tradução livre e adaptada feita por Sara Ribeiro (para leitura integral do artigo e relatório):

https://www.6seconds.org/2018/09/05/state-of-the-heart-2018/

*MODELO SIX SECONDS

 

CONHECE-TE (competências)

  • Aumentar a Literacia Emocional - Identificar e interpretar os sentimentos, simples e complexos.

  • Reconhecer Padrões - Identificar reacções comportamentais recorrentes

ESCOLHE-TE

  • Aplicar Pensamento Consequencial - Avaliar os custos e os benefícios das escolhas

  • Navegar nas Emoções - Aproveitar e utilizar as emoções de maneira produtiva

  • Motivação Intrínseca - Construir uma unidade a partir de dentro

  • Exercer o Optimismo - Ter uma perspectiva pró-activa e de possibilidade

DOA-TE

  • Aumentar a Empatia - Construir ligação emocional entre as pessoas

  • Perseguir Metas Nobres - Colocar o propósito em acção

Contacto

Casais da Asseiceira - Achete

2000-327
Santarém - Portugal

Tlm:

Email:

Newsletter

Para subscrever a nossa Newsletter indique no campo:

  • "Assunto" - Newsletter; e

  • "Mensagem" - Quero subscrever a vossa newsletter.

Consulte a nossa política de privacidade

© 2016 by Light Bulb