Mindfulness em acção!

Intenção          Atenção          Atitude

Recentemente fala-se muito sobre Mindfulness, uma prática que tem recebido muita atenção por parte da psicologia ocidental. Com raízes nas tradições contemplativas orientais tem sido chamada de “coração” da meditação budista.

Mas Mindfulness é mais do que meditação, é viver num estado de consciência intrínseco que envolve prestar atenção conscientemente às experiências que vivemos momento-a-momento onde as práticas meditativas são com uma âncora para desenvolver esta habilidade.

Os 3 pilares desta prática são a Intenção, Atenção e Atitude, funcionando como um todo, de modo entrelaçado, fazendo parte de um processo cíclico que ocorre simultaneamente.

Intenção
Atitude
Atenção
INTENÇÃO

A Intenção estabelece o cenário que para si é possível. Inicialmente pode querer por começar olhar para dentro, ter uma visão pessoal de si mesmo, evoluindo talvez para a construção de relacionamentos mais gentis e compassivos. À medida que a prática de Mindfulness vai continuando a sua intenção pode mudar, passando da auto-regulação, à auto-exploração e por fim à auto libertação.

Praticantes de mindfulness que inicialmente, tinham como objectivo a auto-regulação e o controlo do stress alcançaram a auto-regulação e a auto-exploração, outros cujo objectivo era a auto-exploração para além da auto-exploração também alcançaram a auto-regulação, e outros ainda cujo objectivo era a auto libertação, moveram-se da auto libertação para um estado compassivo.

 

A Intenção em Mindfulness é dinâmica e evolutiva, permitindo que mude e se desenvolva com o aprofundamento da prática, da consciencialização e dos insights alcançados.

ATENÇÃO

Em mindfulness a atenção liga-se à observação da experiência, interna e externa, no momento, é o regresso a casa, é observar sem filtros sensoriais, mentais e emocionais. É dissipar toda e qualquer interpretação da experiência e observar a experiência em si, como ela se apresenta em si, no aqui e agora, sem querer forçar que algo aconteça.

É uma forma de aprender a aprender a observar o interior da consciência, momento a momento, como um processo de libertação e cura, aprendendo a criar uma relação generosa e bondosa, sem julgamento, com as sensações, pensamentos e emoções que cada experiência lhe traz.

ATITUDE

A atitude que se traz à atenção é primordial. As qualidades que traz para o acto de prestar atenção são essenciais para se libertar de estados condicionados da mente. A atenção pode por exemplo ter uma qualidade crítica e fria ou ser bondosa e compassiva.

Praticar aceitação, bondade e abertura quando o que está a acontecer no campo da experiência é contrário aos desejos ou expectativas é uma das tarefas mais difíceis para o ser humano. Aprender a ter atenção às suas próprias experiências, internas e externas, sem avaliação ou interpretação pode fazer toda a diferença na sua vida.

Na prática de mindfulness é essencial tornar explícita a qualidade das atitudes da atenção, é importante ter a intenção consciente de trazer gentileza, curiosidade e abertura à sua consciência.

Mindfulness é um treino intencional de prestar atenção à experiência momento-a-momento, aceitando-a tal qual como ela e permitindo que ela surja e desapareça, trazendo intencionalmente atitudes, como, bondade, paciência, compaixão e não-julgamento para a prática da atenção, desenvolvendo a capacidade de não se esforçar continuamente por experiências agradáveis ou de afastar experiências desagradáveis.

Cultivar Mindfulness é prestar intencionalmente atenção com o coração, desenvolvendo uma atitude de equanimidade nas práticas formais e informais e na sua vida diária também.

Autoria: Sara Ribeiro

Contacto

Casais da Asseiceira - Achete

2000-327
Santarém - Portugal

Tlm:

Email:

Newsletter

Para subscrever a nossa Newsletter indique no campo:

  • "Assunto" - Newsletter; e

  • "Mensagem" - Quero subscrever a vossa newsletter.

Consulte a nossa política de privacidade

© 2016 by Light Bulb