Inteligência Emocional

Um investimento rentável para pessoas e empresas

A inteligência emocional é essencial nos ambientes de trabalho e, não apenas para aqueles que desempenham o papel de líderes, mas para todos os membros das empresas.

Há muito tempo os departamentos de recursos humanos sabem que contratar os mais inteligentes racionalmente ou aqueles que acumulam mais títulos académicos não é garantia de melhores resultados. Presentemente os recursos humanos sabem que o ideal é contratar pessoal com competências técnicas e emocionalmente inteligentes. Só que estas duas qualidades coincidirem.

Todos conhecemos pessoas muito inteligentes com as quais não gostamos de estar, porque nos aborrecem, nos incomodam, são antipáticas ou pouco sociáveis. Pelo contrário, existem pessoas com menos habilidades intelectuais mas boas competências técnicas que desfrutam de uma vida pessoal satisfatória, com sucesso social e triunfam na sua profissão.

A Inteligência emocional é saber escolher a melhor opção emocional, entre as possíveis, para cada momento da nossa vida. Entender os seus sentimentos, administrar as suas emoções e saber como elas afectam os outros; Também permite criar empatia para entender as emoções dos outros. A inteligência emocional permite-nos auto-regular o humor e parar para pensar antes de agir.

E muito importante: fornece-nos motivação intrínseca; isto é, faz-nos lutar pelos nossos objectivos além das recompensas externas. Pessoas com inteligência emocional elevada possuem habilidades sociais, sabem como estabelecer relacionamentos, construir redes.

Alguns estudos, como os desenvolvidos pela University Consulting Alliance, afirmam que a Inteligência Emocional é um dos diversos factores que pode contribuir para sucesso ou insucesso dos indivíduos em virtude da maioria das situações de trabalho e da vida estarem envolvidas por relacionamentos entre as pessoas, isto significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de alcançar bons resultados.

As empresas devem investir no treino continuado de todos os colaboradores em inteligência emocional por diversos motivos:

Eleva o desempenho do trabalho. Pessoas com inteligência emocional mais elevada têm motivação intrínseca para alcançar seus objectivos, ou seja, sentem-se satisfeitos em melhorar, por um trabalho bem feito e por adquirir novas habilidades, sem pensar em recompensas externas.

Aumenta a autoconfiança. Saber como realizar o trabalho, avaliar as próprias capacidades, aumenta a autonomia e elimina a necessidade de supervisão.

Aumenta o compromisso com a empresa. Ter inteligência emocional envolve estabelecer metas de longo prazo e não falhar até que se consiga atingir a meta.

 

Reduz conflitos. Permite gerir adequadamente as próprias emoções e interpretar as dos outros. As pessoas que o possuem estas qualidades gostam de colaborar com os outros, são empáticas, querem ajudar e trabalham bem em equipa, o que beneficia toda a organização.

Diminui o absentismo no trabalho. Aprender a identificar, controlar e regular emoções stressantes, dolorosas e incapacitantes melhora o bem-estar pessoal e a saúde.

Quando a inteligência emocional reina numa organização, por consequência a produtividade dos negócios aumenta. Colaboradores capazes de reconhecer e regular as suas emoções e identificar as dos clientes têm um maior potencial para alcançar melhores performances nos negócios.

 

Dostoievski, o grande escritor que conhecia tão bem a psicologia humana, disse que "é preciso mais do que inteligência para agir inteligentemente". Daniel Goleman ainda não tinha nascido, mas já estava claro que as emoções desempenham um papel decisivo na nossa performance diária e que educá-las é apostar no bem-estar e em bons resultados a nível pessoal, social e corporativo.

Tradução livre e adaptada do artigo feita por Sara Ribeiro: https://www.elnuevoherald.com/opinion-es/article229903969.html?fbclid=IwAR3MKjXzB1IPVNT5_DF3-iF3jxCCrOxF1szj1hFDZDoba5OIXiRlHZXCxsA

Contacto

Casais da Asseiceira - Achete

2000-327
Santarém - Portugal

Tlm:

Email:

Newsletter

Para subscrever a nossa Newsletter indique no campo:

  • "Assunto" - Newsletter; e

  • "Mensagem" - Quero subscrever a vossa newsletter.

Consulte a nossa política de privacidade

© 2016 by Light Bulb