Academia de Inteligência Emocional
Família
Pais, Jovens e Crianças
CONSCIENTE. INTENCIONAL. COM PROPÓSITO.
Hoje, educar os filhos e formar uma família deu uma volta com todas as mudanças que as sociedades e os seres humanos estão a viver. No entanto, apesar das transformações a estrutura familiar continua a ser o pilar para formar as pessoas, para treiná-las e prepará-las para vida. É neste núcleo onde é construída a auto-estima, a segurança, os valores, a responsabilidade, mas acima de tudo, o amor.
A família é raiz, é o espaço sagrado onde nos tornamos pessoas, onde aprendemos a tomar consciência de quem somos, dos nossos valores, e a ser responsáveis, e é o lugar que nos dá asas, onde construímos o sentido de liberdade. Liberdade para escolher e de assumir a responsabilidade por aquilo que escolhemos consciente e livremente.
Virgínia Satir, diz que há dois tipos de famílias, a funcional e a disfuncional. Na primeira há comunicação de sentimentos na segunda não é permitido comunicá-los. Para fazer esta comunicação deve começar-se pelo interior. Cada membro da família deve começar, a partir do interior de si mesmo com coragem, a identificação dos seus sentimentos. "Como me sinto aqui?"; "Que sentimentos e emoções tenho ao fazer parte desta família?"
Esta tomada de consciência emocional é exactamente o que nos permite aprender a lidar de formar adequada, no momento certo e com as pessoas certas com os nossos sentimentos e emoções. A comunicação, clara e precisa, connosco mesmos, naturalmente torna-se comunicação com os outros; a mãe com o pai e vice-versa, os pais com filhos e vice-versa, e os irmãos entre si. A riqueza e a experiência de cada membro da família tem pode traduzir-se numa reflexão profunda sobre si mesmo, sobre relacionamentos com os outros e sobre como dirigir a sua vida tornando-se um exemplo para os outros.
As crianças apenas necessitam de raízes e asas.
Provérbio chinês
Formação
Workshop Pais
"EmocionalMente Inteligentes"
Os talentos que cultivam o ensino da inteligência emocional desde muito cedo são habilidades que podem ser aprendidas e que capacitam os nossos filhos para todos os aspectos da vida. No entanto, eles dependem em primeiro lugar da inteligência emocional que nós pais podemos modelar.
"A família é o encontro de essências."
Norma Alonso
Coaching Parental, para Jovens e Crianças
Coaching Emocional e Educacional para Jovens
Por vezes como pais precisamos de apoio para ajudar os nossos filhos a lidarem com a desmotivação, a falta de auto estima e confiança, a falta de concentração nos estudos, a dificuldade em planear e organizar o tempo de estudo e obter melhores resultados ou a gerir a ansiedade e o stress.
Coaching Emocional e Educacional para Crianças
Quando nos tornamos pais, tomamos consciência da importância de como educar e ensinar os nossos filhos e perguntamo-nos como o vamos fazer. Como pais, precisamos de ferramentas que nos ajudem a administrar os conflitos quotidianos de maneira saudável, bem como a cuidar do nosso bem-estar e dos nossos filhos.