Instituições de Ensino
QUAIS SÃO OS INGREDIENTES ESSENCIAIS PARA A APRENDIZAGEM SOCIAL E EMOCIONAL?
 
Programa Integrado CASE - Centro de Aprendizagem Social e Emocional

Ensinamos às nossas crianças as ciências exactas, a física, a química, matemática, geometria, geografia, as línguas, o português, o inglês, promovemos o desenvolvimento académico como meio para alcançar o sucesso  e deixamos de lado outro desenvolvimento, tão ou mais importante, a aprendizagem social e emocional, que promove o trabalho colaborativo, a tomada compartilhada de decisões, o desenvolvimento de senso de comunidade o incentivo à entreajuda reforçando comportamentos de gratidão, gentileza empatia e compaixão.

A aprendizagem social e emocional com mindfulness é o processo de desenvolvimento de habilidades para identificar, reconhecer e gerir as emoções, originando a criação de relações saudáveis e comportamentos éticos e responsáveis, evitando, dessa forma, atitudes de julgamento ou reactivas; resolver conflitos e tomar decisões sensatas e com responsabilidade.

 

Embora a responsabilidade deste processo seja um dever dos pais a escola também tem um papel fundamental, reforçando este processo através da criação de aprendizagem social e emocional segura, acolhedora e integrada.

Noutra pesquisa efectuada com de 270.000 estudantes de todas as etapas académicas, mostrou que aqueles que participaram nos programas de educação sócio-emocional não só mostraram melhorias significativas nas questões comportamentais (jovens), como também obtiveram uma melhora, em média, de 11% dos seus resultados académicos em comparação com aqueles que não receberam este treino (Durlak et al., 2011). Também, quando adicionado a este programas de educação práticas sócio emocionais

contemplativas como mindfulness os resultados melhoraram em comparação com quando estas técnicas são usadas separadamente.

 

Quando mindfulness está integrada nos programas de educação sócio emocionais, alguns dos seus poderes são reforçados: a auto-consciência adopta uma nova profundidade de exploração interna, a gestão emocional fortalece a capacidade de resolver conflitos e a empatia torna-se a base de altruísmo e compaixão (Lantieri e Zakrzewski, 2015).

O compromisso do CASE & Mindfulness com a sociedade enfatiza as Instituições de Ensino como organizações importantes de aprendizagem para que crianças / jovens, professores, profissionais da educação e pais se tornem competentes social e emocionalmente, e que como membros de uma 

comunidade se tornem mais bondosos, mais compassivos, mais envolvidos e participativos na transformação do mundo.

Queremos fazer uma diferença extraordinária para a sua instituição de ensino. Trabalhamos com um processo com resultados reconhecidos e

conhecemos e compreendemos a pressão que o mundo escolar enfrenta e como transformá-lo num ambiente positivo.

 

Quer falar mais sobre como a AIE pode integrar estes programas na sua escola? Entre em                  connosco agora...

Num estudo efectuado em 2004, numa escola americana, onde foi implementado um programa SEL (Social and Emotional Learning) a 667 estudantes, 100% dos professores relataram que o programa aumentou a cooperação e melhorou os relacionamentos na sala de aula, 92% dos professores concordaram que o programa ajudou a aumentar o foco/atenção do aluno; a melhorar o relacionamento professor/aluno e 77-85% dos professores também concordaram que o programa melhorou a aprendizagem dos alunos, melhorou o trabalho colaborativo, aumentou a as mensagens verbais positivas e diminuiu as mensagens verbais negativas entre os estudantes.

Num estudo americano, efectuado em 2008, pela CASEL (The

Collaborative for Academic, Social an Emotional Learning fundada, entre outros, por Daniel Goleman em 1994), que envolveu mais de 320 mil alunos entre 5 e 13 anos de idade, concluiu que estudantes envolvidos em modelos de ensino que contemplam o desenvolvimento social e emocional apresentaram melhora nos seguintes aspectos: atitudes em relação a si próprios, à escola e aos outros, conduta e comportamento positivos, controle do stress e da angústia, além da melhora no desempenho académico, com sensível melhora nos resultados dos testes e nas notas escolares. O que mostra que o bom desempenho académico não existe sem a maturidade social e emocional.

O nosso programa, baseado no programa internacional SEL da Six Seconds, direccionado para instituições de ensino, envolve não só a sala de aula, como a escola, como um todo, os professores e todos os profissionais da educação, a família e a comunidade, onde crianças/jovens e adultos adquirem e aplicam os conhecimentos, as atitudes e as habilidades necessárias para entender e gerir as emoções, gerir conflitos, definir e atingir metas positivas, sentir e mostrar bondade, compaixão e empatia, estabelecer e manter relacionamentos positivos e tomar decisões responsáveis.

Neste processo usamos a aprendizagem de habilidades de inteligência emocional, prática mental, mindfulness e técnicas de coaching.

O resultado é o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais num ambiente de aprendizagem participativo, cooperativo, afectuoso e seguro, diminuindo comportamentos de risco e potenciando o desenvolvimento de comportamentos positivos o que conduz a melhor desempenho e êxito académico e aumento da ligação e compromisso com a escola, família e comunidade.

Contacto

Casais da Asseiceira - Achete

2000-327
Santarém - Portugal

Tlm:

Email:

Newsletter

Para subscrever a nossa Newsletter indique no campo:

  • "Assunto" - Newsletter; e

  • "Mensagem" - Quero subscrever a vossa newsletter.

Consulte a nossa política de privacidade

© 2016 by Light Bulb